ATIVIDADE

Instruções para chorar

“Deixando de lado os motivos, atenhamo-nos á maneira correta de chorar, entendendo por isto um choro que não penetre no escândalo, que não insulte o sorriso com sua semelhança desajeitada e paralela. O choro médio ou comum consiste numa contração geral do rosto e um som espasmódico acompanhado de lágrimas e muco, este no fim, pois o choro acaba no momento em que a gente se assoa energeticamente.
Para chorar, dirija você mesmo, e se isto lhe for impossível por ter adquirido o hábito de acreditar no mundo exterior, pense num pato coberto de formigas e nesses golfos do estreito de Magalhães nos quais não entra ninguém, nunca. Quando o choro chegar, você cobrirá o rosto com delicadeza, usando ambas as mãos com a palma para dentro. As crianças chorarão esfregando a manga do casaco na cara, e de preferência num canto do quarto. Duração média do choro, três minutos.”

CORTAZAR, Julio. Histórias de cronópios e de famas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.


Valendo-se do mesmo recurso utilizado por Julio Cortazar, produza dois textos, entre as quatro sugestões abaixo apresentadas, em que sejam dadas instruções para:
a) Assistir um filme no DVD
b) Comer macarrão
c) Escovar os dentes
d) Tomar um prato de sopa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário