A Comparação

É muito freqüente encontrarmos trechos comparativos no interior de uma exposição. Ás vezes, um autor recorre à comparação para garantir que seu leitor irá compreender bem o que ele quer dizer, pois imagina que a mera explicação não cumpra tal propósito.
Observe a analogia proposta pelo astrofísico da NASA para explicar o que são explosões solares:

“Pegue um pedaço de papel. Faça uma bolinha. Se você ainda for criança, cuspa nela. Coloque-a em um canudo e sopre com força.
Se o professor o expulsar da sala, temos uma desculpa: você estava criando um modelo de prótons relativísticos acelerados em uma frente de choque de uma massa coronal de ejeção (CME) solar. E trabalhava em nome da ciência.
É sério.Explosões solares e bolinhas de papel expelidas de um canudo têm alguma coisa em comum. As CMEs arremessam partículas subatômicas por um sistema solar em velocidade próxima à da luz. Essas partículas são guiadas, mais ou menos como no caso da bolinha do papel em um canudo, pelo campo magnético do Sol.”


PHILLIPS, Tony. Explosões no Sol podem interromper comunicações. Tradução de Paulo Migliacci. http://noticias.uol.com.br/inovacao/ultimas/ult762u966.jhtm. 16jan. 2003.


Conhecendo a dificuldade de um leitor compreender o que são as explosões solares e quais as suas conseqüências imediatas (arremesso de partículas subatômicas pelo sistema solar), o astrofísico americano Tony Phillips criou uma analogia entre esse mecanismo e o de uma brincadeira muito comum nas salas de aula: o lançamento de bolinhas de papel com o auxilio de um canudo.
Com essa comparação ,Tony Phillips permite que o leitor sem grandes conhecimentos do assunto consigo visualizar o mecanismo básico de uma explosão solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário