A Narração

De boca em Boca: O interminável círculo do relato

Relatar fatos e acontecimentos é uma das atividades mais corriqueiras de nossas vidas. A todo momento, quando estamos conversando com nossos familiares ou amigos, relatamos algum tipo de acontecimento que consideramos marcantes. Crianças, ainda bem pequenas, relatam à sua maneira os acontecimentos que lhes chamam a atenção.
Já no trabalho com a produção de textos, umas das dificuldades freqüentes é a diferenciação entre as atividades de relatar e narrar um determinado acontecimento.
Imagine que, estando em duvida sobre a diferença entre um relato e uma narrativa, você decida procurar no dicionário a definição de relato. Feita a consulta, encontra a definição abaixo:

Relato [Do lat. Relatu, part. Pass. De referre, “levar consigo”; “referir, transcrever.”]
S.m.
1. Ato ou efeito de relatar; relação.
2. Descrição, notícia, informação, relação, relatório (de um fato, de um estado de espírito etc.).


Note que a definição de relato está associada essencialmente à apresentação de informações e isso nos permite identificar uma característica e uma função do relato. A função seria, obviamente, a de informar. Para cumpri-la, o ato de relatar caracteriza-se pela apresentação ou enumeração de informações básicas sobre um acontecimento, ou ainda, como indica o dicionário, sobre um estado de espírito. Observe:


As personagens da tirinha escreveram uma redação, na forma de um relato, sobre um passeio no campo. Repare que cada uma delas lembra quais foram os acontecimentos marcantes do passeio:

  • O ônibus os levou para o campo.
  • Eles conheceram um fazendeiro legal.
  • Eles visitaram uma fábrica de laticínios.
  • Eles viram muitas vacas.
  • Choveu.
  • Eles se molharam.


Como se pode perceber no exemplo, a preocupação de quem relata algo deve estar voltada para o registro dos fatos (ou di que se supõe serem fatos). Por isso, ao relatar, muitas vezes opta-se por não explicitar detalhes ou explicações sobre as causas e conseqüências do fato relatado.

Um comentário:

  1. Me ajudou bastante, pois tem um a certa dificuldade em relatar fatos importantes seja em uma entrevista de emprego ou até mesmo em uma conversa ,obrigado

    ResponderExcluir