Nas Ondas do Espaço e do Tempo

O Espaço

Pode-se dizer, simplificando um pouco, que o espaço é:
“O conjunto de elementos da paisagem exterior (espaço físico) ou interior (espaço psicológico), onde se situam as ações das personagens. Ele é imprescindível, pois não funciona apenas como pano de fundo, mas influencia diretamente no desenvolvimento do enredo, unindo-se ao tempo.”

SOARES, Angélica. Os gêneros literários. São Paulo. Ática.

As principais funções do espaço são identificar o “lugar” em que transcorre a ação, auxiliar na caracterização das personagens (com elas interagindo, ou sendo por elas transformado) e contribuir para a construção do tempo da narrativa. A construção do tempo é mais visível quando lidamos com histórias de ficção cientifica, por exemplo, nas quais o espaço auxilia enormemente a definição de um momento futuro.
Se estivermos interessados em identificar como é feita a ambientação, precisamos perceber de que maneira o espaço determina o clima (a atmosfera) daquela narrativa. Nesse caso podemos nos referir ao espaço como ambiente. Podemos considerar elementos de vestuário, por exemplo, como constitutivos de um espaço narrativo, uma vez que nos informam sobre a situação social das personagens, seu estado de animo, contribuindo efetivamente para que entendamos melhor em que condições a história está se passando.

O Tempo

O tempo de uma narrativa é caracterizado pela duração da ação nla apresentada.
Pode ser cronológico – os fatos são apresentados de acordo com a ordem dos acontecimentos – ou psicológico – a rememoração do passado desencadeia a narrativa.
Normalmente, nossa atenção não se volta para o tempo como elemento narrativo, porque assumimos como um fato evidente que acontecimentos pressupõem um tempo no qual ocorrem. A análise da construção do tempo na narrativa, porém, pode ser muito valiosa para a compreensão da construção do enredo, à medida que nos informa, por exemplo, sobre o estado de espírito das personagens, principalmente se estivermos lidando com o tempo psicológico Flashback é o nome que se dá ao recurso de fazer com que a narrativa volte no tempo por meio das recordações do narrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário