O Controle dos "NÓS" Linguísticos

Cada elemento responsável pela coesão textual funciona, no interior do texto, como um pequeno nó, que serve para "amarrar" duas ou mais ideias. Existem, porém, diferentes tipos de "nós" textuais.

O primeiro desses tipos envolve o estabelecimento de referências. Na nossa língua, a classe dos pronomes constitui a principal fonte desses "nós" linguísticos, por poder atuar, como vimos, na substituição de substantivos ou expressões que designam algo dito anteriormente, ou que será futuramente dito pelo autor do texto. Por isso, é importante conhecermos bem o uso dos pronomes, para que, com seu auxilio, estabeleçamos corretamente as referências no interior de um texto, ou seja, consigamos "amarrá-las" de forma adequada.

Vamos apresentar, a seguir, os mecanismos coesivos mais frequentes.

COESÃO REFERENCIAL

A chamada coesão referencial manifesta-se através da anáfora e da catáfora.

ANÁFORA

A forma mais simples de coesão é aquela em que o elemento pressuposto está verbalmente explicitado e antecede o item coesivo. Esse tipo de pressuposição, que faz referência a algum item previamente explicitado, é conhecido como anáfora.

- Cláudia gostou do filme?
- Ela disse que sim.

No exemplo, o termo ELA só pode ser recuperado se voltarmos à sentença imediatamente anterior e descobrirmos que sua referência é o termo CLÁUDIA. Dizemos, então, que ELA refere-se anaforicamente a CLÁUDIA e que uma relação de coesão foi estabelecida entre os dois termos para garantir a compreensão do texto.


CATÁFORA

Uma outra possibilidade da ocorrência de referências no interior de um texto é exatamente contrária à exemplificada anteriormente. Em outras palavras, o termo pressuposto aparece depois do item coesivo. Quando uma relação como essa ocorre, dizemos tratar-se de uma catáfora. Observe:

ELAS ESTÃO CHAMANDO. Grandes ondas atingm o Havaí e " convidam" os surfistas mais corajosos a enfrentá-las.

No exemplo apresentado, o termo elas só pode ser recuperado se identificarmos o referente GRANDES ONDAS, que aparece depois dele na estrutura. Essa é uma relação de coesão de natureza catáforica.

Observe que os itens coesivos referenciais não podem ser interpretados semanticamente por si mesmos, sem que se faça a vinculação com os termos a que remetem.

SUBSTITUIÇÃO

Consiste na colocação de um item lexical com valor coesivo no lugar de outro (s) elemento (s) do texto, ou até mesmo de uma oração inteira.

Carlos trouxe dois computadores dos Estados Unidos. Perguntou-me se eu queria compra um.


ELIPSE

Diz-se que ocorre coesão por elipse quando algum elemento do texto é substituido por Ø (zero) em algum dos contextos em que deveria ocorrer:

- Paulo vai conosco ao cinema?
- Ø (= Paulo) Vai. Ø (= conosco ao cinema)

COEXÃO LEXICAL

A coesão lexical é o efeito obtido pela seleção de vocabulário. Tal mecanismo é garantido por dois tipos de procedimento:

REITERAÇÃO

Obtida pela repetição do mesmo item lexical ou pelo uso de sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos.

A atriz parecia nervosa. A atriz havia sido vitima de um assalto. (coesão resultante do emprego repetido do mesmo item lexical)

Um menino entrou depressa no supermercado. O garoto parecia estar fugindo de alguém. (coesão resultante do uso de um sinônimo)

A Enterprise partiu da estação espacial com toda a tripulação. A nave faria mais uma viagem intergaláctica. (coesão resultante do emprego de um hipernônimo. Nave, aqui, é o hiperônimo, pois designa um gênero do qual a Enterprise é uma espécie)


Os caçadores se assutaram com as enormes pegadas no chão. Quando olharam na direção da entrada do bosque, viram a coisa escondida atrás dos arbustos. (coesão resultante do uso de um nome genérico)

COLOCAÇÃO OU CONTIGUIDADE

Recurso coesivo resultante do uso de termos pertencentes a um mesmo campo semântico.

Houve um grande roubo no Banco do Brasil. Várias viaturas transportaram os bandidos que foram capturados para a delegacia mais próxima.

COESÃO SEQUENCIAL

A coesão sequencial é garantida por procedimentos linguísticos que estabelecem relações de sentido entre segmentos do texto (enunciados ou parte deles, parágrafos, e mesmo sequenciais textuais).

São os mecanismos de coesão sequencial que fazem o texto progredir. Observe, no parágrafo seguinte, o funcionamento da coesão sequencial:

"Como em um passe de mágica, voltei no tempo. Ainda era detetive e estava à espera dos sequestradores de uma menina. O saco com dinheiro estava sobre o banco da praça, como havia sido combinado. Os sequestradores pegariam o dinheiro e nós os prenderíamos em flagrante. Nosso único erro foi não ter imaginado que a menina viesse junto. Era tarde demais para recuar, o tiroteio já havia começado."

No exemplo, podemos perceber como a utilização adequada das diferentes formas verbais garantiu a continuidade natural da ação narrada. A construção do tempo da narrativa, nesse caso, está sendo feita através dos mecanismos de manutenção da coesão sequencial.





Nenhum comentário:

Postar um comentário