O Melhor Caminho a Seguir

Talvez você nunca tenha reparado, mas cada vez que sai de casa para ir a um determinado lugar, estabelece um plano de como chegar até tal lugar da maneira mais simples possível.
Todas as vezes que age dessa maneira, você está planejando, com antecedência, os procedimentos necessários para alcançar determinado objetivo. Mesmo quando não percebemos, praticamente todos os nossos atos exigem certa dose de planejamento prévio.


Com a escrita não poderia ser diferente. O que faremos, agora é identificar alguns procedimentos que, se adotados no momento de produzir uma redação, não apenas facilitarão o seu desenvolvimento, como garantirão maior qualidade ao texto resultante.


PASSOS NECESSÁRIOS PARA A ELABORAÇÃO DE UMA BOA NARRATIVA

Apresentaremos os procedimentos que procuram estabelecer os passos a serem seguidos no momento de planejar uma narrativa. Leia-os com atenção.


1º) Definir quais são as possibilidades de desenvolvimento do tema proposto, considerando os elementos da coletânea (conjunto de textos que acompanha a proposta) e, quando houver, as instruções gerais.

2º) Escolher uma dessas possibilidade de desenvolvimento.

3º) Buscar, nos textos da coletânea, elementos que permitam o desenvolvimento escolhido.

4º) Reler a coletânea, identificando especificamente as informações básicas, ali fornecidas, sobre os cinco elementos constitutivos de qualquer texto narrativo (narrador, personagem, enredo, cenário e tempo).

5º) Complementar a caracterização desses elementos e desenvolvê-los. Em outras palavras: integrar às informações extraídas dos passos anteriores os elementos (ficcionais) necessários para a construção da narrativa e que não aparecem na coletânea.

Observe que, no momento da elaboração de um projeto de narrativa, você já estará determinando os rumos que o seu texto poderá tomar quando começar de fato a escrevê-lo. É claro que você poderá fazer modificações no projeto inicial, determinadas, em parte, pelo próprio processo de escrita.

PROPOSTA COMPLEMENTAR DE PRODUÇÃO DE TEXTO


O trecho abaixo foi extraído de uma crônica de Luis Fernando Veríssimo e sugere uma interessante situação narrativa. Leia-o com atenção e, a seguir, faça o que se pede.


“Um dia as duas fizeram um pacto. Se reuniram dali a 20 anos naquele mesmo lugar. Acontecesse o que acontecesse, nenhuma podia faltar ao encontro. Mesmo que tivesse que vir de longe. Mesmo que estivesse morta! E selaram o pacto não com sangue, mas com chantili na testa, já que estavam numa sorveteria. Para não esquecer. Tinham 15 anos.
Vinte anos depois, uma mulher entrou numa locadora de vídeo e perguntou:
- Aqui não era uma sorveteria?
O funcionário não sabia, o dono disse que, quando comprara, a loja era um deposito. Sorveteria? Só se fosse há muito tempo. A mulher agradeceu e ficou olhando as fitas enquanto esperava. Era melhor que a outra não aparecesse, mesmo. Tinham se separado. Nunca mais tinham se visto. Que tipo de conversa poderiam ter?
- Eu? Não fiz nada. Não me formei, não namorei, não me casei, não viajei, nada. Estou com 35 anos e ainda não tive uma vida.
Já estava quase desistindo indo embora, convencida de que a outra não apareceria, quando viu entrar na loja[...].”


VERISSIMO, Luis Fernando. Chantili. In: Historias brasileiras de verão. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.


Sua tarefa narrativa é desenvolver a história do encontro dessas duas amigas, passados vinte anos que se viram pela ultima vez. A narradora deve ser a personagem apresentada no trecho. Procure desenvolver seu texto a partir de uma perspectiva compatível com as características da personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário