OS IMPLÍCITOS

A compreensão de implícitos é essencial para se garantir um bom nível de leitura. Em várias ocasiões, aquilo que não é dito, mas apenas sugerido, importa muito mais que aquilo que é dito abertamente. A incapacidade de compreensão de implícitos faz com que o leitor fique preso ao nível literal do enunciado, aquele em que as palavras valem apenas pelo que são, não pelo que sugerem ou podem dar a entender.


Pressupostos e Implícitos são recursos frequentemente utilizados por autores no momento de elaboração de seus textos. Para assegurar uma boa leitura, é preciso estar atento a situações em que apenas a apreensão do sentido literal não é o bastante para compreensão do texto.


Veja:





O anúncio foi feito para divulgar uma exposição de quadros de dois importants pintores modernistas brasileiros: Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

O texto, além de tratar dos dois pintores, faz uma referência curiosa ao leitor, quando afirma: " Com eles a arte brasileira deu um salto enorme (muito maior que a dostancia da sua casa até o Ibirapuera, por exemplo)". Por que os idealizadores dessa peça publicitária fizeram essa referência ao leitor da revista?

Pense um pouco. Dizer que o salto dado pela arte brasileira, graças a esses pintores, foi maior que o "da sua casa até o Ibirapuera" sugere que o leitor tem preguiça de sair de sua casa para ver uma exposição de arte.

Um comentário: