Os Pressupostos


Observe bem a manchete da capa de revista reproduzida abaixo: "O Brasil de FHC quebra . De novo". Se formos identificar as informações presentes nessa manchete, seremos obrigados a reconhecer que ela afirma duas coisas diferentes:

O Brasil governado por Fernando Henrique Cardoso está quebrado no momento em que a revista foi publicada (agosto de 2002).
O Brasil, durante o governo de FHC, quebrou outras vezes.

De onde vem a certeza de que a manchete faz referências a momentos anteriores de dificuldade econômica para o país? A presença da expressão "de novo", é necessário que ela tenha acontecido antes.


Essa interpretação que fomos obrigado a fazer (o país já quebrou antes, durante o governo FHC) ocorre porque o autor do texto dessa manchete parte do pressuposto de que, como brasileiros, sabemos que o país enfrentou graves crises econômicas antes de agosto de 2002.
Se consultássemos um dicionário, uma das definições apresentadas para a palavra pressuposto seria:


Pressuposto: circunstância ou fato considerado como antecedente necessário de outro.

O que significa considerar algo como "antecedente" necessário de alguma coisa dita? No caso do nosso exemplo, o antecedente necessário do texto é o reconhecimento de que houve outros momentos de instabilidade econômica no Brasil. Só assim podemos compreender o uso da expressão "de novo" na manchete da revista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário