Vamos dissertar?

Segundo o dicionário, dissertar é expor algum assunto de modo organizado, abrangente e profundo. A dissertação pode ser definida como o texto resultante do ato de dissertar.

Se dissertamos para expor um determinado assunto, uma das caracteristicas do texto resultante será ter caráter informativo. Ocorre, porém, que o objetivo da dissertação não é apenas o de informar, mas sim o de analisar e explicar uma determinaa questão, usando o expediente de determinar os aspectos que a caracterizam e as circunstâncias que a envolvem.


E agora?

A folha em branco, o tempo passando. As unhas roídas, o tema dado e nenhuma idéia. Muitas pessoas já passaram por uma situação semelhante, em que não sabiam absolutamente por onde começar a escrever sobre determinado assunto.
Escrever pode ser fácil para qualquer pessoa, desde que esta queira se empenhar para tanto. Não há mágicas ou fórmulas práticas para aprender a escrever. Na verdade, é um trabalho que depende sobremaneira do empenho do interessado em aprender.
Para este intento, algumas dicas práticas podem ser dadas para auxiliar, mas nada substitui a necessidade de escrever sempre. O ato da escrita deve se tornar algo natural, a fim de afastar o fantasma do “branco total”. Além disso, a leitura e a atualização de informações também colaboram muito na qualidade do texto.

O objetivo da redação é chegar a um texto que será tão repleto de escolhas pessoais (idéias, palavras, estruturas frasais, organização, exemplos) que, até partindo de um mesmo assunto geral, milhares de pessoas podem chegar a um bom resultado apresentando trabalhos nitidamente diferentes.

Para desenvolver esse trabalho, a presente texto direciona-se ao estudo dissertativo.

Muitas vezes, as maiores dificuldades estão na concretização das idéias no papel. Para auxiliar neste processo, nosso blog conta também com um suporte de Língua Portuguesa. A preocupação aqui não é de nomenclaturas ou classificações, o que teve relevo foi a funcionalidade lingüística no momento da escrita.
Alguns pontos merecem destaque especial para um aprimoramento da escrita:
  • ler mais
  • adquirir o hábito de escrever
  • pontuar adequadamente
  • organizar idéias
  • construir períodos mais curtos.

Estrutura textual


Assunto


Delimitar um aspecto acerca do tema proposto é importante para uma boa abordagem do assunto. Não se poderá fazer uma análise aprofundada se o tema for amplo, por isso especifica-se o assunto a ser tratado.
A escolha do aspecto, entretanto, não pode restringir demais o tema ou corre-se o risco da falta de idéias.
Essa delimitação deve ser feita na introdução e, a partir daí, o leitor sabe que aquele aspecto será explorado no decorrer do texto e a conclusão fará menção direta a ele.

Observe alguns exemplos:

  • televisão - a violência na televisão / a televisão e a opinião pública
  • a vida nas grandes cidades - a vida social dos jovens nas grandes cidades / os problemas das grandes cidades
  • preconceitos - preconceitos raciais / causas do preconceito racial
  • progresso - vantagens e desvantagens sociais do progresso / progresso e evolução humana

Agora delimite 3 aspectos que poderiam ser abordados acerca dos seguintes temas:

  • modernidade
  • esporte
  • comunicação de massa

Parágrafos


São blocos de texto, cuja primeira linha inicia-se em margem especial, maior do que a margem normal do texto. Concentram sempre uma idéia-núcleo relacionada diretamente ao tema da redação.
Não há moldes rígidos para a construção de um parágrafo. O ideal é que em cada parágrafo haja dois ou três períodos, usando pontos continuativos (na mesma linha) intermediários.
A divisão em parágrafos é indicativa de que o leitor encontrará, em cada um deles, um tópico do que o autor pretende transmitir. Essa delimitação deve estar esquematizada desde antes do rascunho, no momento do planejamento estrutural, assim a redação apresentará mais coerência.

Planejamento


Escrever não significa apenas preencher o papel com frases, mas também não se constitui num martírio. Um texto pressupõe simples operações anteriores, entre as quais está o planejamento.
Assim que se recebe uma proposta de redação, uma série de idéias sobre o assunto vêm à cabeça. Deve-se registrar todos os pensamentos no papel. Fatos, informações, opiniões, um caso que aconteceu na sua rua, tudo deve ser anotado em forma de esquema. Não deve ser preocupação, nessa fase, a ordenação dessas idéias.
Esta primeira fase, denominada fluxo de idéias, é fundamental para a execução da redação. Muitas idéias anotadas talvez nem sejam utilizadas depois, enquanto outras idéias podem surgir adiante.
É claro que as idéias não vão aparecer do nada. Elas fazem parte de um repertório de opiniões, fatos, informações a que se está exposto todos os dias.
Partindo desse conjunto desordenado de idéias, pode-se perceber a possibilidade de agrupá-las segundo certas semelhanças. Uma divisão possível seria em causas, conseqüências e soluções.
Dica para captação de idéias: relacionar o tema proposto com a sociedade brasileira atual e fazer a pergunta “por quê” a cada argumento levantado, a fim de promover uma reflexão mais profunda sobre o assunto.


Ao redigir, não se deve esquecer de:

  • anotar todas as idéias, frases, palavras, sensações que surgirem sobre o tema;
  • fazer uma seleção das idéias que surgiram;
  • pensar num plano para o texto, estruturando-o em introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • revisar no rascunho, ao final, a grafia das palavras, a pontuação das frases e a eufonia das palavras usadas, assim como a adequação vocabular ao contexto.

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